World Community Grid

Buscapé

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Jogo com uso de Inteligência Artificial (IA) – BlackBoard

Há alguns dias me deparei com um jogo na Internet e achei fantástico. É um gênio (Akinator) que advinha em que você está pensando. Mas, como? Ele faz perguntas e o internauta classifica em cinco opções, a saber: sim; provavelmente, parcialmente correto; não sei; provavelmente não, não realmente e não. Baseado nas suas respostas escolhidas, para cada pergunta, que o programa propõe vai se seguindo um caminho.

Depois de no máximo vinte perguntas – pelo menos até agora não passou – ele irá “chutar” um personagem. Na maioria das vezes, através das questões propostas você já nota que ele está se encaminhando numa linha certa. Em alguns momentos parece que se perdeu, mas eis que num percentual muito grande ao final do jogo lá está a resposta, correta e surpreendente! Bravo! Fico imaginando não só a IA envolvida, para muitos chamada IAD (Inteligência Artificial Distribuída), que envolve o programa (PHP, XML, XSL, HTML etc.). E a base de dados! Imagine que se você tentar Ayrton Senna, ele deve acertar. Mas, é claro, o Ayrton foi campeão mundial, extremamente conhecido e contemporâneo. Tá bom, então, digamos: Gengis Khan. Ok, parece fácil, afinal apesar de antigo é bem conhecido. O que você diria se tentar o jogador de futebol do Flamengo Ibson e a resposta for correta? Convenceu-se? Não? Tente o seu irmão. Tente o seu cachorro. Seu gato, o cão da padaria, o Gulliver, o Mário (do jogo Mario Bros.) e muito mais. Que tal? Fantástico. Sem dúvida uma excelente sacada, que deve ter muito trabalho por trás e além de um processamento enorme e um banco de dados muito grande.

Pensemos agora em como isso ainda pode evoluir. Em aplicações outras, não seríamos capazes de jogar alguns dados e acertar a previsão do tempo? Ou uma compra e venda de ações numa bolsa de valores? Quantas utilidades! Muito bom esse tal de BlackBoard!

Site: http://www.devinettor.com/aki_en/index.html#
ou: http://www.akinator.com/

Nenhum comentário:

Google Analytics

Encontrou o que queria? Não? Pesquise aqui!